domingo, 20 de novembro de 2011


É revoltante quando vemos os caminhos que nosso país toma em nome do desenvolvimento, do crescimento, eu me pergunto que crescimento e desenvolvimento são esses??
Como a destruição de uma floresta, o desvio do curso natural de um rio, a retirada de mais de 15 etnias de sua terra, a morte de milhares de animais e plantas, podem ajudar nesse crescimento??
Não há explicação para tamanha BURRICE, sim porque é disso que se trata BURRICE, o governo brasileiro e suas notórias autoridades dizem estar investindo no futuro do país, mas que futuro eles prevêem para as pessoas que vivem daquela terra, que se sustentam daquela floresta, que necessitam daquele chão? Nenhuma perspectiva é o que temos, caso esse absurdo ocorra.
Nós temos sim como gerar energia através de formas menos agressivas ao meio ambiente, de forma que não só os índigenas, mas que a floresta se mantenha em pé, que os animais que lá vivem não morram.
Hoje eu chorei ao assistir a um vídeo feito por um grupo de pessoas que tem muita consciência sobre todos os resultados da contrução que a hidrelétrica terá sobre a vida, não são somente os índios que devem se indignar com essa construção, quem vive nas cidades também será afetado, ou você acha que só porque não está naquela região tambem não será atingido? O planeta inteiro, não só nós brasileiros, não somente os índios, não somente os animais de lá serão afetados negativamente, com a derrubada das florestas e com o alagamento da extensa área em questão, aumenta a emissão de CO2 na atmosfera, diminui ainda mais o número de espécies da região e espécies migratórias entre tantos outros problemas.
Para onde o povo índigena vai, onde essas famílias irão morar, de onde esse povo vai tirar o seu sustento?
Será que o governo não pensa nas consequências que isso tudo traz? Não creio que seja possível que ainda existem pessoas a favor disso, e o que me entristece e ao mesmo tempo me revolta ainda mais é que sim, há pessoas interessadas que a contrução de Belo Monte saia do papel e se torne real, que as indústrias, as maiores interessadas podem ganhar e lucrar, com a destruição de várias culturas, com a morte de animais, com o fim de uma floresta que já alimentou a tantos e que cuida zelosamente dos que dela sobrevivem.
Não podemos nos tornar cúmplices desse atentado terrorista a nossa floresta, aos nossos índios, a nossa fauna e flora tão ricas de diversidades, não podemos deixar que parte de nosso coração seja cortado.
Proteste, grite, se levante contra isso, participe das assinaturas, não fique parado vendo o futuro do país e do planeta ser destruido, faça isso por você, faça isso pelas milhares de pessoas que vivem daquela terra, faça isso para que num futuro não muito distante você possa ter orgulho de dizer aos seus filhos, netos, bisnetos
e quem mais for possível dizer, que você ajudou para que uma injustiça não acontecesse, que você colaborou para que famílias inteiras pudessem ter o direito de se manter em suas terras, para que animais não fossem mortos e para que uma geração futura possa ver de pé um manto verde sobre a terra.

Hélen Gomes, 21/11/2011.

Um comentário:

  1. Simplesmente vergonhoso, um país que tem dinheiro suficiente para investir em sustentabilidade, fazer uma coisa dessas.

    ResponderExcluir