terça-feira, 24 de abril de 2012

Na dúvida, atirou!

Só depois que o suposto adversário caiu, percebeu que aquilo que ele carregava, aquilo que jurou ser uma arma ao olhar de longe, os olhos atrapalhados pelo nevoeiro da confusão, aquilo não era arma nenhuma.
Aquilo era só e era muito uma flor.
Antes de atirar e talvez ferir amores, é sábio arriscar alguns passos e deixar o coração chegar mais perto pra ver melhor. Pra ver além.
Muitas vezes, o único inimigo, a verdadeira ameaça que nos desafia por mais mentirosa que seja, é o nosso medo.

 Por: Ana Jacomo
"A história é uma galeria de quadros onde há poucos originais e muitas cópias"
Tocqueville, Charles

quinta-feira, 22 de março de 2012

É tempo de abrir o melhor e mais doce sorriso.
É tempo de pensamentos leves.
E sobretudo de desenhar arco-íris que é para colorir o AGORA!


Por: Mel Costa

QUEM DESEJA...

Quem deseja me encontrar?
O silêncio diz algo intenso e profundo
Ah se soubessem o que sei!
Não necessitariam de tantas receitas para me ver
No vazio dos meus olhos existe tantas questões...
Talvez divida contigo um dia, mas tem um preço
A paciência às vezes é uma pedra valiosa
Mas poucos querem tê-la em mãos
Gosto do meu quarto, ele é grande
Mas meus pensamentos não cabem dentro dele
Por isso gosto mesmo é de viajar
Ninguém me acha ou não querem me encontrar?
Meu corpo inerte num mundo turbulento
Prefiro acalmar minha ânsia para não enlouquecer...
É imensa a estrada que caminho, sofro às vezes
Vejo-me sozinho, enquanto acontecem os desencontros
Sou um ser no mundo de seres
Tolos seres e seres sábios
Sei que virão ao meu encontro
Não sei o momento, mas sei que virão Então eu os receberei como alguém que a muito...Espera.


Autoria Vera Gaiata

terça-feira, 6 de março de 2012

Os nossos desejos confusos encontram expressão na questão confusa assim como na força da natureza e eletricidade. Mas a resposta que queremos não é a resposta para esta questão. Não é por encontrar mais relações e conexões que se alcança a resposta, mas sim através da remoção das contradições existentes entre as já conhecidas e talvez reduzindo o seu número. Quando estas contradições dolorosas são removidas, a resposta à força da natureza não foi respondida. Mas as nossas mentes deixam de ter vergonha e param de fazer perguntas ilegítimas.

Heinrich Rudolf Hertz

domingo, 4 de março de 2012

Só me tira a dúvida!

Depois de alguns tapas e tombos a gente endurece o coração, cria uma muralha envolta para nunca mais sofrer e ser machucado.
Mas ai derrepente a gente pensa que pode dar certo de novo, se tentarmos mais uma vez, ai renovamos as esperanças.
Pensando que podemos ter a felicidade mais uma vez.
Será que a gente pode confiar de novo no coração mesmo?
Eu já tenho essa dúvida.
As vezes eu queria ter o poder de entender a tua mente, de saber se os teus receios são os mesmos que os meus, saber se o que tu sente
chega a se aproximar do que eu também acho que to começando a sentir.
Mas infelizmente eu não tenho esse poder, e isso me deixa com medo.
Tenho medo da expectativa que se cria dentro de mim, não ser a mesma que te atinge, se é que você tem alguma expectativa quanto a nós.
Já cansei de me machucar e me magoar, eu quero o acalento e a calmaria, quero a certeza de que pode ou não dar certo, é o não saber
que nesse momento me tira a calma, me tira o sono, me deixa inquieta.
São as incertezas e os medos que me atormentam a mente.
Por trás dessa casca de durona, dos sorrisos sempre alegres, dos conselhos mais sábios, existe uma mulher que se angústia, que sente medo,
e que não quer sofrer.
Não quero que a gente se machuque, já passamos por muita coisa, cada um com sua história, cada um com suas vivências e decepções.
Mas cada coisa pela qual já passamos foi um aprendizado, para nos tornarmos mais fortes e podermos enfrentar o que viria pela frente.
Eu queria prever o futuro, mas também não posso.
Hoje eu tenho a certeza do que eu quero, mas não basta a gente querer para as coisas acontecerem, porque
se fosse fácil dessa forma, não teriamos passado pelo sofrimento que já passamos.
Eu só preciso saber, se posso criar maiores expectativas, ou se devo parar de sonhar, antes que seja tarde demais e eu me machuque mais uma vez.
Não busco perfeição, só uma coisinha chamada felicidade que se encontra nas coisas mais simples.

Hélen Gomes

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fechou os olhos e pensou: ”foco no que realmente importa”. Depois disso, abriu os olhos e disse: ”mas o que realmente importa?”. Sorriu. Ela sabia a resposta.

Aghata Paredes

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Reverência ao destino

Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que se expresse sua opinião...
Difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente queremos dizer.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias...
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros.
Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir...
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso.
Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a
mesma...
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.
Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado...
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece.
Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã...
Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e as vezes impetuosas, a cada dia que passa.
Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar...
Difícil é mentir para o nosso coração.
Fácil é ver o que queremos enxergar...
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Fácil é ditar regras e, Difícil é segui-las...

Carlos Drummond de Andrade
'Aos 15 anos, ela gritava.
Aos 20 anos, ela discutia.
Aos 25 anos, ela argumentava.
Aos 30 anos, ela não está nem aí.'

[Cássia Pires do blog Carambolas Azuis]
"[...] E a doçura é tanta que faz insuportável cócega na alma. Viver é mágico e inteiramente inexplicável."

Clarice Lispector

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"É que dentro de mim tudo roda, a minha velocidade interna é avassaladora. Conviver com turbilhões de emoções deixa a vida criativa e a mente em permanente alerta. Olhar para o mundo com olhos de promessa é positivar o que eu vim fazer por aqui."

Denise Portes
"Olhei para cima e assoprei.
Foi tanta estrela caindo
que agora eu mal consigo enxergar de tanta esperança"

Rita Apoena
E quando ela percebeu, tudo o que travava seu riso já havia passado. Toda nuvem cinza e que lembrava temporal, tinha ficado para trás. Num lugar onde ela não mais pertencia. Onde suas cores que sempre destoaram dos tons opacos e sombrios, doíam nos olhos de quem carregava no coração apenas sombras e maldades. Sim, ela estava livre. De tudo o que pesou durante muito tempo em sua alma. Das dores da crença em pessoas e situações que nunca foram aquilo que ela pensara. Dos pesos de erros praticados na ânsia de acertar. De ter entregue seu coração a quem nunca o mereceu. E, finalmente, ela voltou a ter asas para poder voar... Para o céu azul e límpido, que sempre a fascinou... Hoje sua alma está florida. E ela aproveita os passarinhos que pousam em seus ombros para cantar com eles. E arrisca uma nova canção, porque sabe que o primeiro passo ela já conseguiu dar: o de acreditar e investir num novo caminho. Então ela canta... E segue feliz...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ela às vezes (quase sempre) precisa ser sacudida para entender que nem todo mundo é legal. Que nem todo mundo que sorri é verdadeiro. Que nem toda mão estendida é realmente para ajudar e que nem todo mundo que diz algo, consegue levar isso à risca. Ela sofre. Às vezes desanima. Em outras se desencanta, mas mesmo que doa, ela não consegue perder a leveza. A doçura. A fé. E por isso segue feliz, sem prender sorrisos, sem peso nas costas e no coração, acreditando que, por mais que a maioria não seja aquilo que aparenta, em horas despretenciosas ela sempre esbarra com quem é de verdade. Com quem, assim como ela, acredita. E todo o resto passa a valer à pena.
“A beleza nunca está concluída para o sentimento.
Há detalhes imperdíveis que só se revelam com o tempo dos olhos”
 
(Ana Jácomo)
" ... Mas toda escolha tem suas desvantagens, você precisa ter preparo para elas.
Se você decide não voar por qualquer coisa que você supõe que te prenda, lembre-se: isto também é escolha sua..."

(Martha Medeiros)
Você Virgo,
eu Virgo.
Você desorganizada,
eu indecisa ['indecisão' não me agrada];
Você Leão,
eu Sagitário e Tigre.
Você Branca,
eu Neguinha.
Você 35,
Eu 21.
Você 'Elvis',
Eu 'Tom'.
Você laranja,
não gosto de laranja [só em você].
Você Manhã,
Eu Noite.
Você Saúde,
Eu Papéis.
Você e seu time,
Eu e minha Paixão!
Você escuta, eu falo.
Eu escuto,
Você odeia trânsito.
Dói em você,
Dói aqui.
Você e as piadas [infames],
Eu e a poesia [íntima].
As fotos e nós.
Frases e nós.
Risos e nós.
Calor e nós.
Entre mim e você [nada].
Eu e você.
Nós.
Alguns nós.


[De Mim
Pra Você]

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida aos professores:

"Prezado Professor,

Sou sobrevivente de um campo de concentração.

Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.
Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados.
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de
colégios e universidades. 
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.
Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos.
Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou
psicopatas hábeis.
Ler, escrever e aritmética só são importantes
Para fazer nossas crianças mais humanas.".

Ladislau Dowbor

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"Certas pessoas têm uma aparência decente e altiva, mas são ocos por dentro – e podem até ser maus - , enquanto que outros são quietos, discretos, parecem não valer grande coisa e no entanto são os verdadeiros super-heróis, as tais criaturas fascinantes que tanto procuramos pela vida."

Martha Medeiros
Em um infinito de possibilidades, eu escolho todas. Tenho uma sede que não cessa e uma dificuldade imensa em escolher apenas um destino. Tenho uma curiosidade que me deixa inquieta e uma vontade de percorrer todos os caminhos que não tem fim. Alimento a idéia fixa de desfrutar coisas que ainda nem sei e o sonho de habitar em lugares onde nunca estive. Tenho vontades para suprir e um monte de janelas para abrir. Sem saída, aceito minha condição restrita, mas faço ser intenso tudo que já conheci. Posso até ser limitada do lado de fora, mas as minhas recordações não me deixam mentir: aqui dentro o espaço é imenso.

Fernanda Gaona
Apesar de todos os medos, escolho a ousadia.Apesar dos ferros, construo a dura liberdade.
Prefiro a loucura à realidade, e um par de asas tortas aos limites da comprovação e da segurança.
Eu, sou assim.
Pelo menos assim quero fazer: a que explode o ponto e arqueia a linha, e traça o contorno que ela mesma há de romper.
A máscara do Arlequim não serve apenas para o proteger quando espreita a vida, mas concede-lhe o espaço de a reinventar.
Desculpem, mas preciso lhes dizer:
EU quero o delírio.

Lya Luft
"Desconfie daqueles que destroem seus sonhos com a desculpa de que estão lhe fazendo um favor, porque geralmente eles não têm nada para oferecer em troca!"

Por: Alejandro Guillermo Roemmers in O retorno do Jovem Príncipe
Aberta ao que a vida me dá,
Flertando com o que ela oferece.
Não quero roteiro, rasguei meu papel.
Improviso com aquilo que não sei.
Estou de caso com o acaso!
 
Fernanda Gaona

Encontro

No meio das defesas todas, havia algo que não se defendia, não sabia como se defender, não conseguiria, ainda que tentasse. Havia algo delicioso de se sentir que escorregava de dentro da gente e se esparramava no sorriso. Escapulia no olhar. Cantava no silêncio. Fazia florescer pés de sol no tempo encantado em que estávamos juntos. Dispensava nomes e entendimentos. Havia algo que tinha um cheiro inconfundível de alegria. De vida abraçada. De chuva quando beija a aridez. De lua quando é cheia e o céu diz estrelas. Um cheiro da paz risonha do encontro que é bom.
No meio das defesas todas, havia algo que não se defendia, não sabia como se defender, não conseguiria, ainda que tentasse. Havia algo maravilhoso para ser dado e recebido, daqueles presentes que a vida embrulha com os seus papéis mais bonitos e entrega, toda contente, a duas pessoas. Havia algo para ser trocado, e troca é quando duas vidas se sentem olhadas ao mesmo tempo. Havia algo que fazia um coração falar com o outro, ouvir o que era dito, gostar do que era dito, rir com o que era dito, sentir-se espelhado, sentir-se enternecido, querer brincar, muito além do que qualquer palavra, por qualquer motivo, por qualquer defesa, tentasse, em vão, esclarecer. Uma vontade de parar todos os relógios do mundo para eternizar a dádiva da presença compartilhada, e a impressão de que às vezes até conseguíamos.
No meio das defesas todas, havia algo que não se defendia, não sabia como se defender, não conseguiria, ainda que tentasse. Havia algo que escapava, ileso, dos artifícios todos, todos tolos, que a razão arranjava para não deixar o amor fluir com a beleza dele, o chamado dele, a natureza dele. Amor sempre arruma brecha para escoar entre os dedos temerosos do medo. Pode ser que a gente sinta tanto receio e se proteja tanto, as feridas antigas cicatrizadas coisíssima nenhuma, que nem consiga vivê-lo em sua plenitude. Mas que ele escoa, escoa. Esparrama no sorriso. Escapole no olhar. Canta no silêncio. Diz. [...]

Ana Jácomo

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O que eu tenho dentro de mim é tão diferente da idéia que as pessoas tem de mim, mal sabem elas.
"Quase...
Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase.
É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.
Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou.
Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.
Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz.
A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.
Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.
O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.
Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém,preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.
Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar."
 
 Luís Fernando Veríssimo
"A maior parte de nossa felicidade depende de nossa atitude e não das circunstâncias."

Martha Washington
Não se acostume com o que não te faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

E de repente a vida te vira do avesso,
e você descobre que o avesso...
é o seu lado certo!


Caio. F. A.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

"Metade dos nossos erros na vida nascem do fato de sentirmos quando devíamos pensar e pensarmos quando devíamos sentir."